Nigéria registra novos conflitos entre cristãos e muçulmanos
JOS, Nigéria (Reuters) - Cristãos e grupos armados muçulmanos se confrontaram perto da cidade nigeriana de Jos neste domingo, disse uma testemunha à Reuters, após bombardeios na véspera do Natal terem matado mais de 30 pessoas na região.
Edifícios foram incendiados e pessoas foram vistas correndo para se esconder quando a polícia e os militares chegaram ao local para tentar conter as multidões.
"As casas estão pegando fogo em todo lugar e eu posso ver pessoas machucadas cobertas de sangue sendo carregadas por amigos e familiares até os hospitais", disse a testemunha á Reuters.
Os conflitos foram desencadeados por explosões em aldeias próximas a Jos na véspera do Natal, capital do estado de Plateau, que mataram ao menos 32 pessoas e deixaram outras 74 em estado grave.
O vice-presidente Namadi Sambo irá Jos neste domingo.
"O vice-presidente está à caminho de Jos em um esforço para tentar conter a crise", disse um porta-voz de Sambo.
Milhares de pessoas morreram em conflitos religiosos e étnicos desde o início do ano na região nigeriana chamada de "Middle Belt", onde a maioria muçulmana do norte encontra a maioria cristã do sul.
As tensões ocorrem há décadas por conta dos ressentimentos entre grupos indígenas, em sua maioria cristãos ou animistas, que lutam pelo controle de terras para a agricultura e por poder político e econômico com migrantes muçulmanos e colonos no norte.
COMENTO:
Esse conflito não é novidade.
Há vários anos ocorrem perseguições a cristãos em países muçulmanos mas só agora a mídia vem divulgando com certa frequencia.
Ultimamente temos relatos no Iraque e ocasionalmente em territórios Palestinos.
domingo, 26 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário