sábado, 27 de junho de 2009

O Poder e os deveres

Aquele que alcança um posto de chefe, diretor,presidente e outros cargos de comando deve entender sua responsabilidade uma vez que decisões tomadas afetam um numero grande de pessoas.
O Poder mantém os direitos da pessoa mas aumenta enormemente seus deveres.Deve ser exercido com humildade se afastando das maiores causas de doenças que são o orgulho e egoísmo conforme enfatiza Allan Kardec em suas obras.
Quem tem o poder não pode tudo, como tenho visto e ouvido de pessoas que o detém.Ele não pode tudo e sim deve muito.Tem a oportunidade de beneficiar uma gama enorme de pessoas mas quando o seu ponto de vista é direcionado, como meta principal ,para ganhar vantagens pessoais os resultados deixam óbviamente muito á desejar.Neste caso o diagnóstico é fácil:Está contaminado pelo egoismo e orgulho colocando um véu em seus olhos, cegando sua mente e perdendo uma grande oportunidade de se aperfeiçoar espiritualmente.Não entende que os ganhos materiais são passageiros mas o ganho moral é eterno e mais rápido chegará ao bem estar que tanto almejamos.
O Poder é um teste onde muitos sucumbem por ainda não terem se livrado do individualismo , manifestação clínica do orgulho e egoismo.
É preciso entender que a humildade não tira a autoridade e sim a legitima pois a partir do momento que entendemos que não somos os donos da verdade passaremos a ouvir o próximo, a refletir, a aprender, resultando em decisões melhores.
É preciso mudar o "ponto de vista", a percepção da realidade mas para isso é preciso estudar, trabalhar, praticar o bem , aprimorar a paciencia,a humildade e exemplificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário