sábado, 14 de março de 2009

Caos na Saúde- Motivos

Sou médico há 26 anos e desde que me formei a saúde pública vive esse caos interminável.
São vários os motivos:

1- Falta de uma política de medicina preventiva.É de mais baixo custo mas os resultados demoram muitas vezes mais de 5 a 10 anos para surgirem, portanto não dá votos.O que chama a atenção é a compra de ambulâncias,equipamentos e atuação só na medicina curativa.O custo dessa política populista é altíssimo.

2- Cultura Nacional:O brasileiro gosta de entrar para o serviço público, entre eles os médicos,para garantirem uma aposentadoria e uma estabilidade no emprego.A tática é conseguir o emprego, armar um esquema de horário e conseguir ganhar dinheiro na medicina privada.Como normalmente os salários dos médicos e outros profissionais de saúde são muito baixos na rede pública, se usa isso como argumento para tais esquemas.Eu pergunto:-Não sabiam dos salários antes de entrarem?Lógico que todos sabem, portanto, está comprovado o que disse acima sobre a cultura nacional.

3- A desumanização da relação médico-paciente.Hoje os médicos se relacionam muito melhor com um equipamento do que com os pacientes.São altamente dependentes de tecnologia equecendo a máxima que diz: NÃO EXISTE DOENÇA E SIM DOENTE.

4- Grade curricular nas Universidades.Não há no currículo matéria que versa sobre administração hospitalar e gestão.Os médicos se formam sem noção dos custos da medicina e a importância de gerencia-los para que toda a população tenha acesso as inovações tecnológicas de maneira mais igualitária.
Hoje o médico é um pedidor de exames sem pensar nos custos/benefícios.A tecnologia na área médica é muito cara e ninguém resiste a uma enxurrada de exames por muito tempo.Tanto na medicina privada como pública isto é fato notório e leva a uma dificuldade de realizar exames a quem realmente precisa.Há sempre um déficit orçamentário o que leva a uma restrição na autorização dos exames causando enormeansiedade nos pacientes.
Sugiro que se faça uma pesquisa para analisar a porcentagem de exame,principalmente radiológicos de alto custo que apresentam laudos normais.Haveria indicações para serem solicitados?


5- Com a deterioração da relação médico/paciente e um melhor nível de informação do consumidor,a quantidade de ações jurídicas contra médicos aumentou sensívelmente.O que aconteceu, então?Os médicos preventivamente pedem tudo que é exame para se cercar de todos os lados contra essas ações, levando a um ciclo vicioso de aumento de gastos.

6- Mais cultura nacional:o brasileiro não tem compromisso em preservar e cuidar do seu local de trabalho principalmente no setor público, pois acham, que nada daquilo lhes pertence.Não entendem que o dinheiro usado para se construir e equipar um hospital se originam de impostos e taxas pagas por nós próprios.
Já presenciei vários atos de vandalismos por partes de funcionários de hospitais mas também por parte dos usuários.

7- A famosa corrupção, que como disse em outra postatgem, é epidêmica.Vai desde furtos de medicamentos e material de consumo até negociatas em obras e compra de equipamentos.

Essas são algumas das causas desse vergonhoso caos que é a saúde no Brasil.
A saúde assim como a violência apresentam múltiplas causas, por isso, não se resolve apenas com uma medida.É necessário um conjunto de ações apoiadas por uma política séria e honesta nessas áreas ,tão sensível a opinião pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário