quarta-feira, 18 de março de 2009

Turismo-favela

Não entendo.Porque muitas autoridades e personalidades internacionais ao visitarem o Rio de Janeiro tem que fazer turismo nas favelas?Vide o Príncipe Charles.
Na Rocinha tem guias turísticos.
Não me cai bem.Será que não temos lugares lindos para visitar?Será que temos que ter orgulho de nossa falta de política habitacional?
Será que a glamourização das favelas é um mecanismo de defesa psicológico para encobrir o sentimento de culpa por falta dessa política?Já que não podemos admitir o erro vamos mudar a nossa percepção da realidade e dizer que as favelas são fator de orgulho para todos nós?
A verdade é que elas não deveriam existir,ou é normal te-las?Desmatamento, falta de saneamento com suas consequencias,topograficamente inadequadas e insalubridade são alguns dos problemas que trazem com elas.
Eu pergunto:Isso é normal?
Agora fico por aqui pois tenho que trabalhar.No próximo post comentarei sobre minhas idéias de solução do problema.Na visão de um leigo óbviamente.

2 comentários:

  1. É colega, o terceiro mundo virou a Disneylândia do Primeiro. Enquanto a gente vai lá ver coisa bonita eles gosta de vir aqui para ver pobreza, favela, mulata... É ridículo. Basta ver quantas visitas de gringo o MST recebe todo mês.
    Também acho que favelas deveriam ser em grande parte eliminadas, e em pequena parte urbanizadas.
    Recomendo esse post aqui ó:

    http://deslumieres.blogspot.com/2007/02/entre-favela-e-o-dendezeiro.html

    ResponderExcluir
  2. Realmente, difícil entender sem ser incomodado por um sentimento de desconfiança.

    ResponderExcluir