sábado, 2 de janeiro de 2010

Expansão do fundamentalismo islamico

Home > Mundo > Notícia Tamanho do texto A A Iêmen reforça segurança diante de ameaças de grupo somali
02/01 - 10:19 - EFE



2 jan (EFE).- As autoridades do Iêmen reforçaram a segurança na área litorânea após as últimas ameaças lançadas a partir da Somália por um grupo vinculado à Al Qaeda, informaram hoje fontes oficiais.

As ameaças foram feitas pelo porta-voz do grupo radical somali Al-Shabaab, Mukhtar Robow, que disse ontem que essa milícia enviará combatentes ao Iêmen para apoiar os militantes da Al Qaeda nesse país.

A agência oficial iemenita "Saba" anunciou hoje que, a partir deste anúncio, as autoridades iemenitas reforçaram seu esquema de segurança no litoral do Golfo de Áden em frente à Somália, para evitar possíveis infiltrações dos combatentes somalis.

As medidas incluem o registro dos navios suspeitos que operam nas águas próximas ao Iêmen e o envio de novas tropas para reforçar as forças militares iemenitas, segundo a "Saba", que não cita as fontes de sua informação.

O ministro de Assuntos Exteriores iemenita, Abu Bakr al-Qirbi, em declarações divulgadas hoje pela "Saba", criticou as ameaças feitas pelo grupo somali e também aos que tentam exportar o terrorismo a outras nações.

"O Iêmen nunca aceitará terroristas ou combatentes islâmicos em seu território, e ficará a cargo deles", afirmou o alto funcionário.

O país é a base de operações da Al Qaeda na Península Arábica.

Nas últimas semanas, seus redutos foram alvo de duros ataques das Forças Armadas iemenitas, que contaram com ajuda dos Estados Unidos.

COMENTO:
Onde existir governo muçulmano fraco aliado a pobreza da população as portas estarão abertas ao fundamentalismo islamico.É só ver o que acontece na Somalia,Afeganistão. Paquistão e no próprio Iemen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário