terça-feira, 6 de abril de 2010

Conselho do Lula

Lula defende maior conscientização aos que moram em áreas de risco
Nielmar de Oliveira
Da Agência BrasilNo Rio de Janeiro

“O mais importante nessa história toda é que precisamos conscientizar a população para que deixe as áreas de risco, principalmente os que moram em encosta de morro e em áreas sujeitas a deslizamento. Que vá para a casa de parentes ou de amigos e espere a chuva passar, o que não é fácil. Só pode melhorar de vida quem estiver vivo”, disse Lula.
Segundo o presidente, o governo federal está pronto para ajudar a prefeitura e o governo fluminense, mas que é preciso esperar que a chuva passe para saber das reais necessidades do Rio.
Lula falou aos jornalistas no saguão do Copacabana Palace, quando deixava o hotel para participar de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para avaliar a evolução do Plano de Desenvolvimento Produtivo, lançado pelo governo há dois anos.
O presidente informou que, tão logo a chuva passe, o prefeito e o governador farão um levantamento dos problemas para repassar ao governo federal. Lula negou que a situação possa ameaçar a realização da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014 no país.
"O Rio de Janeiro esta preparado para fazer a Olimpíada, para fazer a Copa do Mundo com muita tranquilidade e não é por causa de uma catástrofe que vamos achar que ela vá ter que acontecer toda hora. Vejam o caso do Chile onde a cada 20 anos acontecem terremotos, maiores ou menores, e o povo continua vivendo e construindo sua vida e voltando para o mesmo lugar", afirmou.
Lula recordou que desde o ano passado o governo federal vem investindo fortemente em obras de drenagem. “Percebemos que muitas prefeituras do Brasil inteiro são vítimas da falta de investimentos em obras de drenagem".
Ele ressaltou que o governo vai trabalhar com o prefeito e o governador do Rio para destinar mais recursos do PAC 2 a obras de drenagem, de modo a que daqui a dez ou 15 anos a cidade sofra menos em períodos de chuva.
"Lamentamos o que aconteceu, mas quando o homem lá em cima esta nervoso e faz chover, nós só temos e que pedir para que ele pare a chuva, para que se possa tocar a vida na cidade".

COMENTO:
O Presidente manda evitar áreas de risco mas ele mesmo com o PAC e a presença de várias ONGs nas favelas são fatores perpetuadores da manutenção deste estado de coisas.Querem remendar a falta de política de habitação e urbanização com o famoso jeitinho brasileiro associado ao politicamente correto.
Na minha opinião moradias em morros não é uma coisa normal.É preciso um amplo trabalho de cadastramento dessas populações e um estudo de onde trabalham, nível salarial, tamanho da família para se planejar construções populares em áreas planas dotadas de tranportes coletivos, escolas, postos de saúde etc.É um trabalho para décadas mas é preciso começar.Quanto mais se adia maior vai ser a empreitada.Afinal as favelas continuam crescendo.
Eu pergunto: A quem interessa a manutenção deste status quo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário