segunda-feira, 8 de março de 2010

Conflito na Nigéria:muçulmanos x cristãos

Nigeria: Autoridades contam 500 mortos nos confrontos étnicos de Jos


As autoridades nigerianas reviram hoje em alta para os 500 mortos o balanço de vítimas dos confrontos étnicos do fim-de-semana na região de Jos, capital do estado do Plateau, Centro do país.Na noite de sábado para domingo, grupos de homens armados da etnia muçulmana Hausa-Fulani desceram ao planalto e invadiram três aldeias da etnia cristã Berom, “atacando as populações indiscriminadamente”.

“Foi um acto abominável”, condenou o responsável pelos serviços de comunicação do Plateau, Dan Majang, citado pela agência noticiosa francesa AFP. A mesma fonte adiantou que foram presas 95 pessoas com envolvimento no massacre.
Outras fontes locais fazem um balanço menos pesado, como a organização não governamental de defesa dos direitos humanos em Jos: “Segundo as nossas últimas contas, há 202 cadáveres”, indicou o dirigente, Shamaki Gad Peter. Um outro activista dos direitos humanos na cidade referiu a existência de 250 mortos.
Todos indicam consensualmente, porém, que as vítimas – incluindo muitas mulheres e crianças – foram mortas à catanada. Muitas casas das três aldeias foram incendiadas, de acordo com testemunhas no local. Os ataques foram lançados de forma coordenada durante a noite e, fontes locais, asseveram que constituíram uma represália de anteriores conflitos entre estas duas etnias: os nómadas Fulani, maioritariamente muçulmanos, e os sedentários Berom, maioritariamente cristãos.
Desde ontem à noite foi decretado o estado de alerta máximo em vários estados da zona central da Nigéria pelo Presidente interino, Goodluck Jonathan. Foram mobilizadas “todas as forças de segurança do Plateau e estados vizinhos” de forma a “impedir que este último confronto alastre”.

COMENTO:
Este conflito é antigo mas não chama a atenção de ninguém.Onde estão as ONGs, a ONU e organizações de direitos humanos?Não houve massacre?500mortos sendo muitos mulheres e crianças?
Em outros países também existem alguns conflitos mas da mesma forma não há manifestações dessas organizações.
Temos conlfitos na Tailandia entre muçulmanos e budistas,nas Filipinas e Indonésia entre muçulmanos e cristãos.
Na verdade como não é com Israel, para o mundo não tem importancia.É assim que as coisas funcionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário