sexta-feira, 9 de julho de 2010

VOCE SABIA? E AGORA?

Retirado de :
http://www.publico.pt/Mundo/israel-acusa-hezbollah-de-colocar-arsenal-no-sul-do-libano_1445781

Informações secretas divulgadas com propósito "dissuasor"

Israel acusa Hezbollah de colocar arsenal no Sul do Líbano
08.07.2010 - 09:26 Por PÚBLICO

O movimento radical islamista libanês Hezbollah terá instalado cerca de 40 mil rockets em várias cidades do Sul do Líbano ao longo dos últimos quatro anos, de acordo com informações obtidas e agora divulgadas pelo exército israelita.
Aproxima-se o quarto aniversário da ofensiva lançada por Israel contra aquele movimento xiita (Amir Cohen/Reuters)

Os documentos que foram mantidos secretos - incluindo mapas muito pormenorizados, filmes e fotos aéreas - são agora divulgados com o aproximar do quarto aniversário da ofensiva (que durou 34 dias) lançada por Israel contra aquele movimento xiita, e que se seguiu ao rapto de dois soldados do Estado judaico a 12 de Julho de 2006.

Os media israelitas avançam que a decisão do exército de tornar estas informações públicas tem um propósito dissuasor, passando ao Hezbollah a mensagem de que Israel sabe exactamente onde está colocado aquele arsenal caso o queira destruir na hipótese de ocorrer um novo confronto.

As unidades do Hezbollah – num total de 20 mil combatentes – organizam-se em grupos de 30 a 200 homens armados e treinados, mobilizados em 160 cidades do Sul do Líbano, tendo à sua disposição arsenais “em alguns casos a apenas algumas dezenas de metros de distância de escolas, hospitais e zonas habitadas”, é precisado nos relatórios do exército israelita a que a agência francesa AFP teve acesso.

“Uma centena de cidades do Sul do Líbano foram transformadas em bases militares e isto constitui uma violação grave da resolução 1701 das Nações Unidas que pôs fim ao conflito de 2006”, prosseguem ainda as autoridades militares do Estado judaico.

Segundo estas informações, o Hezbollah tem capacidade actualmente de disparar por dia 600 a 800 rockets, com alcance de 20 a 50 quilómetros, contra Israel; e no arsenal há ainda milhares de outros engenhos com 150 quilómetros de alcance – em 75 por cento fornecidos pelo Irão e pela Síria, acusa ainda o exército israelita.

COMENTO:
Voces leram sobre esse assunto em algum jornal de grande circulação?
Onde está a ONU para exigir o cumprimento do acordo de não instalar armas no sul do Líbano?
Onde estão as ONGs?
Como o Hezbollah é um partido político se tem um exército próprio, desvinculado do exercito libanes?
O Governo Libanes não vai tomar nenhuma medida?Depois vai acusar Israel por qualquer eventualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário