terça-feira, 11 de maio de 2010

Cultura da impunidade

Enviado por Ricardo Noblat - 11.5.2010| 16h47m

Ministério da Justiça diz que Tuma Jr. vai se licenciar

Robson Bonin e Cláudia Bomtempo, Do G1:

A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou na tarde desta terça-feira (11) que o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, vai se licenciar do cargo por 30 dias. A decisão ocorre depois de reunião com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto –a segunda em menos de 24 horas.

Tuma Júnior é suspeito de ter envolvimento com a máfia chinesa de São Paulo e de tráfico de influência, o que ele nega. Na sexta-feira, o secretário disse ao G1 que não deixaria o cargo.

O G1 tentou contato com o secretário nesta terça, mas ele ele estava em reunião com assessores em seu gabinete e não atendeu às ligações. Segundo o Ministério da Justiça, Tuma Júnior deve anunciar formalmente o afastamento ainda nesta tarde.

Reportagens do jornal “Estado de S. Paulo” revelaram gravações telefônicas e e-mails trocados entre Tuma Júnior e o suposto chefe da máfia chinesa de São Paulo, Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li. As gravações foram interceptadas pela Polícia Federal durante investigação sobre contrabando.

Paulo Li foi denunciado pelo Ministério Público Federal no fim do ano passado por formação de quadrilha e descaminho (contrabando). Ele está preso.

O secretário reconhece ter amizade com Li, mas nega envolvimento com irregularidades. “É lógico que ele é meu amigo. Agora, que vantagem ele tem de ser meu amigo se ele está preso? Nenhuma. Não tem nada no Código Penal que diga que ter amigo é crime. O que não pode é acobertar atividade ilícita de qualquer um. E isso eu nunca fiz”, afirmou ao G1 na semana passada.

Em outras três reportagens o jornal também revelou gravações em que Tuma Jr. apareceria tentando utilizar o cargo para conseguir liberar supostas mercadorias apreendidas, conseguir a aprovação de um genro em um concurso público e até evitar a apreensão de dólares de uma deputada estadual de São Paulo no aeroporto de Guarulhos.

Nesta segunda, o ministro Luiz Paulo Barreto anunciou ter recebido informações complementares da Polícia Feral sobre as denúncias que envolvem o secretário. Segundo nota divulgada pela assessoria do Ministério da Justiça, outras informações sobre o caso foram entregues ao ministro ainda na sexta-feira (7), quando ele estava em viagem à Argentina.

Nesta manhã, Tuma Júnior negou que o ministro Paulo Barreto tivesse pedido o seu licenciamento temporário do cargo, como forma de diminuir as pressões provocadas pelas denúncias.

Sobre a reunião que teve com o ministro no final da noite de segunda e se estendeu até o início da madrugada desta terça, Tuma Júnior disse ter conversado "sobre diversos assuntos" de trabalho. "Moralmente, ninguém vai me derrotar", disse.


COMENTO:
Todos tem direito a defesa mas um caso assim no exterior dá demissão, renuncia e até suicidio.Aqui ele vai se licenciar!!!!!!!!!
É a certeza da morosidade da justiça e da impunidade.
Cultura nacional.

Um comentário:

  1. Os Arquivos do DOPS nas mãos do Pai de Tuma Jr, foram, são e serão sempre, uma excelente arma contra os que hoje governam o país. O ex chefe da Gestapo Brasileira tem um poder de fogo, sobre o qual poucos tem informação segura. O Presidente da República foi preso por Romeu Tuma, quando era apenas um agitador (sindicalista). A História não muda, os persogagens sim.

    ResponderExcluir