sábado, 19 de junho de 2010

Turquia e os Curdos

sábado, 19 de junho de 2010 | 5:47

Leiam o que vai no Estadão de hoje, com informações da Efe e da AP.

O Exército da Turquia disse ontem que mais de 120 rebeldes curdos foram mortos em ataques aéreos no norte do Iraque e em incursões de comandos de elite em território iraquiano no último mês. Os insurgentes haviam intensificado os ataques na Turquia nos últimos meses.

Ancara afirma que os rebeldes usam o norte do Iraque como base para lançar ataques em território turco em sua campanha pela autonomia do sudeste do país. O general Fahri Kir, chefe das operações militares, disse que 30 rebeldes foram mortos em território turco desde março, enquanto 43 soldados morreram no mesmo período. Em 20 de maio, a Força Aérea turca bombardeou posições curdas na região de Hakurk, no Iraque, matando cerca de 100 rebeldes. As declarações dos militares coincidiram com a incursão turca realizada em território iraquiano nesta semana.

Segundo o general, o comando de elite responsável pela operação matou cinco rebeldes e retornou para a Turquia no mesmo dia. Relatórios da inteligência do país estimam que cerca de 20 insurgentes tenham morrido na ação militar. O Exército turco diz que 4 mil rebeldes curdos estão posicionados no Iraque, na região da fronteira turca, e outros 2.500 em território turco. Pelo menos 545 insurgentes teriam morrido no ano passado. Outros 148 desertaram.

Há duas semanas, os insurgentes disseram que expandiriam a ofensiva contra os militares. O anúncio foi feito um dia depois de o líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), Abdullah Ocalan - preso desde 1999 -, dizer que os pedidos de diálogo foram ignorados pelo governo turco, e, por isso, ele dava o consentimento para o comando rebelde instalado no Iraque prosseguir com a luta armada.

O PKK ameaça seguir os ataques contra alvos militares e econômicos na Turquia, até mesmo no leste do país, como parte de uma “nova estratégia defensiva” da guerrilha, que luta desde 1984 pela autonomia dos 12 milhões de curdos que vivem na Turquia. Desde então, mais de 40 mil pessoas morreram em confrontos entre insurgentes e Exército

COMENTO:
A Turquia pode invadir o um país fronteiriço para combater os ditos por ela terroristas curdos né?Nenhuma manifestação da ONU?Eles podem, outros não?
O povo Curdo trava uma luta silenciosa por um país que ocuparia áreas da Turquia, Iraque, Irã e Síria.Mas nem sem ouve uma defesa por eles.Assim como o mundo se silencia em relação aos tibetanos.MAS QUANDO É ISRAEL A COISA MUDA DE FIGURA.PORQUE?PARA REFLETIREM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário