sexta-feira, 8 de abril de 2011

OTAN MATA CIVIS

Blog
Reinaldo Azevedo
Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil

08/04/2011
às 7:03
Corram, civis da Líbia, corram! O Ocidente está aí para protegê-los!
Por Andrei Netto, no Estadão:
As operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram responsáveis por mais um grave erro ontem na Líbia. Carros blindados sob o controle de insurgentes foram atingidos por um ataque aéreo que deixou quatro mortos - dois médicos -, 14 feridos e seis desaparecidos, segundo o Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão dos rebeldes de Benghazi.

O ataque complicou ainda mais a relação entre os insurgentes e a aliança atlântica, que enfrenta críticas por ter reduzido a intensidade dos ataques contra as forças leais ao ditador Muamar Kadafi.

O incidente ocorreu às 10h30 (hora local), na região de Brega, onde ativistas e militares lutam há sete dias. O general e chefe do Estado-Maior dos rebeldes, Abdelfatah Younes, afirmou que o ataque parece ter sido obra da Otan. “Nós estimamos que se trata de um ataque fratricida, conduzido pela Otan por causa de um erro”, disse.

Segundo outro comandante das forças rebeldes, Ayman Abdul-Karim, o Estado-Maior da Otan estava informado sobre as manobras dos tanques em poder de insurgentes na região. Esta seria a primeira vez que tanques pesados T-55 e T-72 iriam para a frente de batalha lutar contra o regime.

“Fomos informados de que os carros iriam deixar Benghazi. Depois, que tinham chegado a Ajdabiya e, finalmente, que iriam avançar em direção a Brega”, explicou. “Sofremos um revés hoje, mas nossas forças não são as responsáveis.” Os rebeldes do leste da Líbia dispõem, segundo o CNT, de 400 carros blindados, mas outros estariam a caminho do front.

Em Nápoles, na Itália, o comando das operações da Otan divulgou uma nota oficial e prometeu investigar o ocorrido. “A situação é pouco clara, com armas mecanizadas viajando em todas as direções”, afirmou o comunicado, em referência à situação nas cidades de Brega e Ajdabiya. “O que está claro é que a Otan continuará a proteger a população civil da Líbia.” Aqui

Por Reinaldo Azevedo

COMENTO:
Se fosse Israel as manchetes do fato seriam:
Israel comete crimes de guerra
Israel comete genocídio
Deve-se encaminhar o caso ao Tribunal da Haia
Entenderam a diferença?

Nenhum comentário:

Postar um comentário